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É um período de julgamento de Deus sobre a terra. Essa compreensão dissipa a dúvida quanto ao fato de Paulo haver dito nesse texto que o dia do Senhor não viria sem que primeiro fosse manifesto o "homem do pecado", isto é, o anticristo.
Para auxiliar melhor sobre o que significa esse dia do Senhor, transcrevemos abaixo um pertinente comentário disponibilizado na Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD), em nota de rodapé ao texto bíblico de 1Tessalonicenses 5.2. Leiam e entendam:
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O DIA DO SENHOR
O "Dia do Senhor" refere-se, normalmente, não a um dia de 24 horas, mas a um extenso período de tempo durante o qual os inimigos de Deus são derrotados (Is 2.12-21; 13.9-16; 34.1-4; Jr 46.10; Jl 1.15-2.11,28; 3.9,12-17; Am 5.18-20; Zc 14.1-3), vindo a seguir o reino terrestre de Cristo (Sf 3.14-17; Ap 20.4-7).
(1) Esse "Dia" começa quando o juízo e tribulação divinos e diretos, caírem sobre o mundo, no fim desta era (v. 3). O período da tribulação está incluso no "Dia do Senhor" (Ap 6.19; ver 6.1 nota). Essa ira de Deus culmina com a vinda de Cristo para destruir todos os ímpios (Jl 3.14; ver Ap 16.16 nota; Ap 19.11-2.1).
(2) Segundo parece, o Dia do Senhor começa num momento em que as pessoas estão confiantes na paz e na segurança (v. 3).
(3) O "Dia" não surpreenderá os crentes como um ladrão de noite, porque eles foram destinados à salvação, e não à ira, e estão alertas, espiritualmente vigilantes e vivendo na fé, no amor e na justiça (vv. 4-9).
(4) Os crentes serão livres da "ira futura" (1Ts 1.10 nota) pelo Senhor Jesus Cristo (v. 9), quando Ele vier nas nuvens para arrebatar sua igreja e levá-la ao céu (cf. 4.17; ver Jo 14.3 nota; Ap 3.10 nota; ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA).
(5) O Dia do Senhor terminará depois do reino milenar de Cristo (Ap 20.4-10), na ocasião da criação do novo céu e da nova terra (cf. 2 Pe 3.13; Ap 21.1).
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Ademais, ressaltamos que a Lição trabalha noções da escatologia bíblica por uma perspectiva PRÉ-TRIBULACIONISTA, ou seja, que crê no arrebatamento da Igreja antes da Tribulação. Portanto, esta aula deve ser ministrada sob esta mesma perspectiva, que é a predominante entre os pentecostais e é a oficial das Assembleias de Deus.