Blog do Adorador

Adorando o Único Deus verdadeiro, Jesus Cristo!

Thursday, June 11, 2009

Uma vez salvo , salvo para sempre ?

Passando em um fórum me deparei com essa pergunta
Uma vez salvo salvo para sempre ?
EFÉSIOS (2/8 ) , nos afirma que de graça nós somos salvos mediante a fé . E não é de nós mesmos que vem a fé . É dom de Deus .
E o que o apóstolo Paulo afirma em ROMANOS (11/29 )?:" ...os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis ."
Se somos salvos mediante a fé , e a fé é um dom de Deus , e os dons de Deus são irrevogáveis ,isto é , não se pode anular , uma vez salvos , somos salvos para sempre , ou neste ponto o dom de Deus pode ser revogável ?!!
Resolvi opinar , e quero também publicar aqui minha opnião ;

O perigo esta em isolarmos versículos da Bíblia e não estudarmos o texto como um todo ,
por exemplo se eu te falar "não há Deus" o que voçe entenderia ?
Opa , opa mas deixa eu completar " E disse: O SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.1°Reis 8,23.
Vamos compreender o texto de Efesios 2,8 ate o versículo 10
A graça, favor , bondade(Ef 1,6) , a confiança (At 3,16 e Gl 2,16 ) e as ações (obras,feitos ) estão relacionadas da seguinte forma: a graça de Deus é o seu favor e a sua bondade imerecidos e inalcançáveis para com os seres humanos .Está incluso nessa graça o dom de se ter fé o suficiente para crer nas boas novas de Jesus, apesar de este dom não estar restrito para ulguns poucos , porem é disponível a todos (Tt 2,11) .Quando alguém está exercendo confianca nestas boas novas , isso é uma evidencia de que a graça de Deus veio realmente a aplicar a ela de forma individual.
Na medida em que estamos exercendo confiança , Deus pode nos moldar de maneira a nos tornar mos criação de Deus , capazes de efetuar as boas ações , já preparadas por Deus para serem realizadas por nós.
Se não praticarmos essas boas ações , isso demonstra que não somos crentes. Afinal de contas , não existe essa estoria de fé a parte das obras , às quais a fé deve nos conduzir , a fé sem obras é morta , portanto a confiança que não leva a boas ações não pode salvar e não é um canal da graça de Deus.
Por outro lado , as obras sem a fé não pode salvar quem as pratica.
O judaísmo não messiânico admite de forma implícita que as obras por si só não adquirem salvação , como aponta o judeu messiânico britânico Eric Lipson.
Nenhuma obra é boa com relação a recompensar aquele que a praticasse ela não brota da fé em Deus, o que actualmente implica em confiar em Jesus Cristo, As multidões na Galileia perguntaram a Jesus " O que precisamos fazer a fim de realizar as obras de Deus ?" e a resposta de Jesus foi " Isto é a obra de Deus :confiar em quem Ele enviou "

Quanto ao que diz em Romanos precisamos ler o capitulo todo , em especial o que diz o versiculo 26 "E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. " alguns afirmam que a frase " E, assim, todo o Israel será salvo," significa que a maioria dos remanescentes judeus encontrarão salvação no Messias , antes do retorno de Cristo .
Outros dizem que Paulo usou o termo " Israel " para referir se a nação espiritual , composta por Judeus e Gentios que receberão a salvação em Cristo .
Portanto todos os crentes em Jesus receberão o presente da salvação prometido por Deus.
Ainda há quem defenda que isso significa que a nação como um todo , terá um papel importante no Reino de Cristo .
A identidade de Israel como povo de Deus não está descartada , Deus elegeu Israel e nunca rejeitou.
Ele também escolheu a Igreja de Cristo e nunca rejeitará.
Isso não significa que todos os judeus e ou cristãos serão salvos, é possível ser judeu por nascimento e pertencer a uma igreja sem nunca ter correspondido a fé.Mas só por que algumas pessoas rejeitarão a Cristo não quer dizer que Deus parou de se preocupar com Israel ou com a Igreja ,Ele continua a oferecer gratuitamente a salvação .
(Vv 28,32)Paulo fala aqui de como judeus e cristãos se beneficiarão uns dos outros , toda vez que Deus mostra misericordia a um grupo o outro participa.
No plano original de Deus os judeus serião a fonte de bênçãos para os gentios (Gn 12,3)
Quando os judeus negligenciaram essa missão , Deus abençoou os gentios de todas as formas por intermédio de um Messias judeu .
Mas Deus conserva seu amor por Israel , e por causa da promessa feita a Abraão ,Isaque e Jacó..
Uma outra versão da Bíblia (ARC) em vez de dizer "irrevogável " fala "são sem arrependimento " o termo aqui não fala de Deus tirar algo que deu , mas sim de que Deus não se arrepende do que nos dá ( Nm 23,19),
o mal uso dos dons fica bem evidente na parábola dos talentos (Mt 25 ).
Uma certeza eu tenho meu querido vou perseguir Jesus por amor a Ele , não para ser abençoado , ou não ir para o inferno , mas por amor a Jesus Cristo .
Deus abençoe a todos .